Wednesday 16 August 2017

Sas Cores Do Gráfico


Os dispositivos gráficos podem ser agrupados nas seguintes categorias: dispositivos que não suportam dispositivos de cores definidos pelo usuário que suportam cores definidas pelo usuário. Você pode determinar se seu dispositivo suporta cores definidas pelo usuário de duas maneiras: Verifique a documentação do seu dispositivo gráfico. Execute o procedimento GTESTIT e exiba a imagem 1. A seqüência OPTS indica se o dispositivo suporta cores definidas pelo usuário. Se o oitavo bit do primeiro byte na string estiver ativado, o dispositivo suporta cores definidas pelo usuário. Por exemplo, se o byte 1 for D5. Hexadecimal D5 é igual a 1 1 0 1 0 1 0 1 lt-- o oitavo bit é 1 O oitavo bit é 1, o que significa que o dispositivo suporta cores definidas pelo usuário. Dispositivos que não suportam cores definidas pelo usuário Ao usar dispositivos que não suportam cores definidas pelo usuário, você pode especificar cores usando qualquer esquema de nomeação de cores no entanto, todas as cores que você especifica em RGB, HLS ou formato de escala de cinza são remapeadas Para cores na lista de cores padrão dos seus dispositivos. Alguns dispositivos tentam combinar a cor definida pelo usuário com a cor mais próxima na paleta de cores dos dispositivos. Outros simplesmente remapeiam a cor para a próxima cor disponível na paleta de cores dos dispositivos. Para evitar que as cores sejam remapeadas, use as cores na lista de cores padrão dos seus dispositivos. Dispositivos que suportam cores definidas pelo usuário Em um dispositivo que suporte cores definidas pelo usuário, você pode usar qualquer esquema de nomeação de cores para especificar cores. Se você especificar uma cor que o seu dispositivo não suporta, o software SASGRAPH remapeia a cor para uma cor disponível que é a correspondência mais próxima. Por padrão, o software SASGRAPH tenta manter um conjunto padrão de canetas no carrossel plotters. Se as cores no conjunto padrão de canetas forem chamadas na opção de gráficos CORES, uma solicitação de montagem é emitida para todo o conjunto padrão, mesmo que todos eles não sejam usados ​​na saída. Isso minimiza o número de vezes que as canetas devem ser reorganizadas à medida que um gráfico está sendo desenhado. Se GOPTIONS COLORS (NONE) for usado, você só será solicitado a montar canetas para as cores que são realmente usadas na saída. Nota: Você pode especificar qualquer nome SAS válido para uma cor ao usar um plotter de caneta. Não precisa ser um nome de cor predefinido ou definido pelo usuário. Por exemplo, você pode especificar COLORPEN3, e você será solicitado a montar o software PEN3 ou SASGRAPH assumirá que uma caneta dessa cor esteja no slot apropriado. Esse recurso geralmente é útil se você estiver usando canetas de transparência ou outras canetas especiais. Número Máximo de Cores Exibíveis no Software SASGRAPH Nota: Se você especificar uma cor usando dois esquemas diferentes de nomes de cores para o mesmo gráfico (por exemplo, WHITE e RGB branco, CXFFFFFF), o software SASGRAPH assume que essas duas especificações de cores são cores diferentes. Ele os conta como duas especificações de cores das 256 cores que você pode usar em um gráfico. Em alguns sistemas, eles podem aparecer como cores diferentes se uma delas for uma cor DMS (Display Manager). Número máximo de cores exibidas em um dispositivo O número de cores que você pode exibir é limitado pelo tipo de dispositivo de saída de gráficos que você possui. Se você gerar um gráfico com mais cores do que o dispositivo pode exibir, as cores que não podem ser exibidas são mapeadas para uma cor existente. Você também pode receber uma nota no log do SAS informando quando uma cor é mapeada para outra cor na lista de cores e qual a cor que será usada em vez disso. Embora seu dispositivo possa suportar 256 cores, ele pode não permitir que você use todos eles ao mesmo tempo. O parâmetro do dispositivo MAXCOLORS informa ao software SASGRAPH o número máximo de cores que podem ser exibidas ao mesmo tempo. Se você usar mais do que o número de cores no parâmetro do dispositivo MAXCOLORS, as cores excedentes são remapeadas. Nota: O parâmetro do dispositivo MAXCOLORS é padrão para o número de cores exibíveis no modelo básico de cada dispositivo gráfico suportado. Se o seu dispositivo gráfico pode exibir mais cores do que o modelo base, use a opção de gráficos PENMOUNTS para especificar o número de cores que podem ser exibidas. Opcionalmente, você pode usar o PROC GDEVICE para modificar o valor do parâmetro do dispositivo MAXCOLORS. Para plotadores de canetas, você usa a opção de gráficos PENMOUNTS para indicar o número de detentores de caneta no plotter. A utilização desta opção gráfica não limita o número de cores que você pode especificar para um gráfico produzido em um plotter de caneta. Se você usar mais cores do que o plotter possui suporte para canetas, você será solicitado a alterar canetas, a menos que você tenha usado a opção de gráficos NOPROMPT. Reproduzindo Gráficos em um Dispositivo que Mostra Menos Cores Você pode usar o procedimento GREPLAY para exibir gráficos previamente gerados. Às vezes você pode precisar reproduzir os gráficos em um dispositivo que não pode exibir tantas cores como o dispositivo no qual o gráfico foi originalmente desenvolvido. Quando você reproduzir gráficos em dispositivos que exibem menos cores do que no gráfico, duas situações podem causar problemas: especificando cores que o dispositivo não suporta especificando mais cores do que o dispositivo pode exibir ao mesmo tempo. Se você especificar cores em um dispositivo que não suporta essas cores, as cores são remapeadas para aqueles disponíveis para esse dispositivo. Você também pode receber uma nota no log do SAS informando quando uma cor é mapeada para outra cor na lista de cores e qual é a cor nova. O número de cores que seu dispositivo pode exibir afeta a cor real exibida. Se o seu dispositivo de saída de gráficos pode gerar um máximo de 64 cores distintas e seu gráfico contém 256 cores, as especificações da 65ª à 256ª cores são remapeadas para as cores dos dispositivos disponíveis e podem não ser exibidas como a cor que você especifica. Você pode usar a opção de gráficos TARGETDEVICE para visualizar a forma como um gráfico irá procurar em um dispositivo diferente. Você define esta opção de gráficos para o nome da entrada do dispositivo do driver do dispositivo que será usado mais tarde. O gráfico é exibido o mais próximo possível da maneira como ele será exibido quando o outro dispositivo for usado. Nota: Quando você usa a opção de gráficos TARGETDEVICE, o software SASGRAPH usa a lista de cores do dispositivo de destino como lista de cores padrão, qualquer cor que você use explicitamente é exibida quando você pré-visualiza o gráfico, embora o dispositivo alvo possa fazer com que a cor seja mapeada . Consulte TARGETDEVICE para obter informações completas sobre a opção de gráficos TARGETDEVICE. Verdade da cor exibida em um dispositivo 13 O tamanho da paleta de cores em seu dispositivo determina a verdade da cor que realmente é produzida. Por exemplo, um dispositivo com uma paleta de 64 cores só pode produzir cores que contenham uma combinação de quatro tons de vermelho (incluindo não vermelho), quatro tons de verde (incluindo não verde) e quatro tons de azul (incluindo não azul) . Consequentemente, as especificações de cores CX008080, CX258080 e CX3F8080 terão a mesma aparência (sem vermelho). CX408080 através de CX7F8080 parecerá mais vermelho CX808080 através de CXBF0000, ainda mais vermelho e CXC08080 através de CXFF8080, o mais vermelho. Paletas maiores têm mais resolução de cores, mas podem não ter mais cores simultâneas. SASGRAPH permite que você defina cores de várias maneiras. Você pode fazer qualquer um dos seguintes procedimentos: especifique cores nas instruções de ação do procedimento para qualquer procedimento que crie saída de gráficos. Por exemplo, a opção CAXIS na instrução HBAR especifica uma cor para as linhas de eixo de resposta e ponto médio. Essas opções são descritas na documentação para os procedimentos individuais. Especifique cores em declarações globais que melhoram a saída do procedimento: AXIS, NOTAS, LEGENDA, TESTE PADRÃO, SÍMBOLO e TÍTULO. Você também pode especificar cores na instrução NOTE, que é uma declaração local, e não uma declaração global. Veja Declarações SASGRAPH. Use opções na instrução GOPTIONS que definem cores para elementos gráficos específicos. Consulte Especificando cores em uma declaração GOPTIONS. Defina uma lista de cores com a opção GOPTIONS COLORS. Veja CORES especifique um estilo diferente, modifique um estilo existente ou crie um estilo personalizado. Consulte Controlando a aparência de seus gráficos para obter mais informações sobre estilos. Modifique a lista de cores na entrada do dispositivo para o dispositivo que deseja usar. No entanto, as cores listadas na entrada do dispositivo não são usadas a menos que os estilos estejam desativados. Consulte Usando uma Lista de cores de dispositivos e o Procedimento do GDEVICE para obter mais informações. Consulte as Especificações da Opção de Precedência de Aparência para obter informações sobre quais configurações têm precedência quando as cores são definidas de mais de uma maneira. A declaração GOPTIONS possui várias opções de gráficos que definem cores para elementos gráficos específicos. Essas cores são usadas a menos que sejam substituídas por opções mais específicas especificadas em outras declarações globais ou em declarações de procedimento. Define a cor para Cada dispositivo está associado a uma lista de cores que ele pode usar. Esta lista é definida na entrada do dispositivo para o dispositivo. Você pode modificar esta lista conforme necessário. No entanto, esta lista de cores específicas do dispositivo não é utilizada, a menos que você desative os estilos especificando a opção do sistema NOGSTYLE. Consulte Usando uma Lista de cores de dispositivos. Você também pode usar a declaração GOPTIONS para especificar uma lista de cores para SASGRAPH para usar em vez da lista de cores específica do dispositivo ou as cores definidas pelo estilo atual. As cores especificadas na instrução GOPTIONS sempre são usadas independentemente da configuração da opção do sistema GSTYLE ou NOGSTYLE. Consulte Criando uma Lista de cores com a opção GOPTIONS COLORS para obter mais informações. A cor selecionada de uma lista de cores varia dependendo do procedimento usando a cor e o elemento gráfico seu desenho. Geralmente, a primeira cor da lista é usada no entanto, certos procedimentos podem selecionar outras cores. Por exemplo, se a opção CAXIS não for especificada na instrução PLOT do procedimento GCONTOUR, o procedimento seleciona a segunda cor da lista de cores para desenhar os eixos. Consulte a documentação para procedimentos individuais para obter mais informações. Se você especificar a opção do sistema NOGSTYLE e você não define uma lista de cores com a opção de gráficos CORORS, então SASGRAPH usa a lista de cores do dispositivo atual. Esta lista de cores é encontrada na entrada do dispositivo especificado. A lista de cores pode mudar se você selecionar um dispositivo diferente durante uma sessão SAS. Quando SASGRAPH atribui cores da lista de cores dos dispositivos atuais, essa tarefa usa algumas das cores que você pode especificar para um gráfico. O limite no número de cores que pode ser usado na sua saída é definido pelo dispositivo atual. Por exemplo, o dispositivo PNG é um verdadeiro dispositivo de cores e pode usar até 16 milhões de cores diferentes. No entanto, o dispositivo GIF é limitado a 256 cores. Para visualizar, criar ou modificar uma lista de cores de dispositivos, use o procedimento GDEVICE. Consulte o Procedimento do GDEVICE. Para redefinir uma lista de cores de volta para a lista de cores padrão, para o driver de dispositivo atual, especifique a opção CORES sem especificar nenhuma cor. Para criar uma lista de cores, use a opção CORES na instrução GOPTIONS. Uma lista de cores especificada com a opção COLORS substitui a lista de cores do dispositivo atual. Construir uma lista de cores é útil para selecionar um subconjunto de cores em uma ordem específica para saída de gráficos. Por exemplo, para garantir que as cores vermelho, verde e azul estejam disponíveis nessa ordem, você pode especificar uma das seguintes opções: Você pode especificar cores em qualquer esquema de nomeação de cores descrito em. Cada valor especificado em uma lista de cores deve ser um dos seguintes: um nome de cor válido, não superior a 64 caracteres um código de cor válido, não exceda oito caracteres Nota: A opção de gráficos COLORS fornece apenas uma tabela de pesquisa padrão. Sempre que você seleciona explicitamente outras cores no seu programa SASGRAPH, essas cores são usadas para desenhar os elementos gráficos para os quais você as especificou. Veja CORES para mais informações. Você também pode misturar esquemas de nomes de cores na mesma declaração, por exemplo: Nota: As características de hardware do seu dispositivo de saída podem causar que algumas cores com diferentes definições de cores apareçam iguais. A mesma cor provavelmente parecerá diferente em diferentes dispositivos e pode não aparecer corretamente em alguns dispositivos. Para determinar se o dispositivo suporta um esquema de nomeação de cores específico, consulte a documentação do dispositivo gráfico. Cada um dos esquemas de nomeação de cores suportados pelo SASGRAPH tem suas vantagens e desvantagens com base na forma como a saída é usada. Por exemplo, se você estiver criando um relatório que será exibido somente on-line, então, especificar cores usando o esquema de nomeação RGB ou os nomes de cores SAS definidos no registro poderão produzir melhores resultados. Se você estiver criando um relatório para publicação em formato impresso, você pode querer usar o esquema de nome de cores CMYK. As macros do utilitário de cores permitem que você crie cores para um esquema de nomeação de cores específico. Essas macros convertem valores de cor entre esquemas de nomeação de cores. Consulte Usando as macros do utilitário de cores. Nota: nomes de cores inválidos, como um nome de cor com erros ortográficos, são mapeados para cinza e uma NOTA é emitida para o log do SAS. Um nome de cor válido que não é suportado pelo dispositivo atual é mapeado para a cor mais próxima suportada pelo dispositivo. O esquema de nomeação de cores RGB geralmente é usado para definir cores para uma tela de exibição. Este esquema de nomeação de cores é baseado nas propriedades da luz. Com códigos de cores RGB, uma cor é definida pelos seus componentes vermelho, verde e azul. As quantidades individuais de cada cor são adicionadas para criar a cor desejada. Todas as cores combinadas criam branco. A ausência de toda cor cria preto. Os nomes de cores estão no formato CX rrggbb. Onde o seguinte é verdadeiro: CX indica ao SAS que esta é uma especificação de cor RGB. Rr é o componente vermelho. Gg é o componente verde. Bb é o componente azul. Os componentes são dados como números hexadecimais na faixa de 00 a FF (0 a 100), onde os valores mais baixos são mais escuros e os valores mais altos são mais leves. Este esquema permite até 256 níveis de cada componente de cor (mais de 16 milhões de cores diferentes). Qualquer combinação dos componentes de cores é válida. Algumas combinações combinam as cores produzidas por nomes de cores SAS predefinidos. Consulte Usando o Registro SAS para Controlar Cor na Referência da Linguagem SAS: Conceitos para informações sobre como visualizar as combinações RGB que combinam nomes de cores SAS predefinidos. CMYK é um esquema de nomeação de cores usado na impressão em quatro cores. O CMYK baseia-se nos princípios dos objetos que refletem a luz. A combinação de valores iguais de ciano, magenta e amarelo produz processo preto, que pode não aparecer como preto puro. O componente preto (K) da CMYK pode ser usado para especificar o nível de escuridão na saída. A falta de todas as cores produz branco, quando a saída é impressa em papel branco. Para especificar as cores de uma tabela de pesquisa de cores Pantone, você pode usar o esquema de nomeação de cores CMYK. Especifique cores em termos de seus componentes ciano, magenta, amarelo e preto. Os nomes das cores são da forma ccmmyykk. Onde o seguinte é verdadeiro: cc é o componente cyan. Mm é o componente magenta. Você é o componente amarelo. Kk é o componente preto. Os componentes são dados como números hexadecimais na faixa de 00 a FF, onde os valores mais altos são mais escuros e os valores mais baixos são mais brilhantes. Este esquema permite até 256 níveis de cada componente de cor. São necessárias notas de cotação quando o valor da cor começa com um número em vez de uma letra. Nota: Você pode especificar um valor CMY fazendo o kk. O componente preto das cores, zero (00). As especificações de cores CMYK são para dispositivos que suportam quatro cores. Se uma cor CMYK é usada em um dispositivo de três cores, o dispositivo processa a especificação de cores. As cores resultantes podem não ser o esperado. Diferentes cores CMYK podem ser mapeadas para a mesma cor do dispositivo porque um espaço de quatro cores suporta mais cores do que um espaço de três cores. O esquema de nomeação de cores HLS segue o padrão de cores Tektronix ilustrado no padrão de cores Tektronix. Para tornar o modelo de cores HLS consistente com o sistema de coordenadas HSV, o Tektronix fica azul em zero graus. Com o esquema de nomeação de cores HLS, você especifica cores em termos de tonalidade, leveza e níveis de saturação. Os nomes de cores HLS são da forma H hhhllss. Onde o seguinte é verdadeiro: H indica que esta é uma especificação de cor HLS. Hhh é o componente tonalidade. Ll é o componente de leveza. Ss é o componente de saturação. Os componentes são dados como números hexadecimais. O componente tonalidade tem o intervalo de 000 a 168 hexadecimal (168 hexadecimais é equivalente a 360 decimal). Ambos os componentes de leveza e saturação são hexadecimais e dimensionados para um intervalo de 0 a 255, expresso com valores de 00 a FF (0 a 100). Assim, eles fornecem 256 níveis para cada componente. Quando a saturação é definida como 00, a cor é uma sombra de cinza. O componente de valor determina a intensidade do nível de cinza. O xxx pode ser qualquer matiz. Especifique a leveza ou a escuridão do cinza usando a palavra GRIS e um valor de leveza. Os códigos de cor da escala de cinza são da forma GREY II. O valor ll é a leveza do cinza e é dado como um número hexadecimal na faixa de 00 a FF. Este esquema permite 256 níveis na escala de cinza. Nota: GREY, sem um valor de leveza, é um nome de cor SAS definido no registro SAS (consulte Nomes de cores SAS e valores RGB no registro SAS). Seu valor é CX808080. As especificações de cores inválidas são mapeadas para GREY. Gray-Scale Color Codes SAS fornece, no Registro SAS, um conjunto de nomes de cores e valores RGB que você pode usar para especificar cores. Esses nomes de cores e valores RGB são comuns à maioria dos navegadores da Web. Você pode especificar o próprio nome ou o valor RGB associado a esse nome de cor. Para visualizar os nomes das cores como valores RGB associados que estão definidos no registro, envie o seguinte código, o SAS imprime a saída no log do SAS. Você também pode criar seus próprios valores de cores adicionando-os ao registro. Para obter mais informações sobre como visualizar e modificar a lista de nomes de cores, consulte Usando o Registro SAS para controlar cores na Referência de linguagem SAS: Conceitos. Com o CNS, você especifica um valor de cor especificando leveza, saturação e matiz, nessa ordem, usando os termos mostrados na tabela a seguir. Siga estas regras quando você está determinando o nome da cor do CNS: os valores de leveza em preto e branco não devem ser usados ​​com valores de saturação ou tonalidade. Se não for especificado, o meio é o valor de leveza padrão e vívido é o valor de saturação padrão. O cinza é o único valor de saturação que pode ser usado sem uma tonalidade. A menos que a cor que você quer seja preta, branca ou alguma forma de cinza, você deve especificar pelo menos uma tonalidade. Um ou dois valores de matiz podem ser usados ​​no nome da cor do CNS. Ao usar dois valores de tonalidade, os matizes devem ser adjacentes um ao outro na lista a seguir: azul. roxa. vermelho. Orangebrown. amarelo. verde. E depois retornando ao azul. Quando duas tonalidades são usadas, a cor resultante é uma combinação de ambas as cores. Use o sufixo ish para reduzir o efeito de uma tonalidade quando dois tons são combinados. Roxo avermelhado é menos vermelho do que vermelho roxo. Se você estiver usando uma cor com um sufixo ish, essa cor deve preceder a cor sem o sufixo ish. Os nomes de cores podem ser escritos das seguintes maneiras: sem separadores de espaço entre palavras com um sublinhado para separar palavras com um espaço para separar palavras, entre aspas. Por exemplo, as seguintes são todas as especificações de cores válidas: muito claro moderadamente azul violáceo Nota: Se um nome de cor do CNS também é um nome de cor no Registro SAS, o valor de cor do Registro SAS tem precedência. Alguns nomes de cores do CNS e nomes de cores no Registro SAS têm valores de cores diferentes. Para usar um valor de cor CNS quando o nome da cor também estiver no Registro SAS, faça o seguinte: Inclua um espaço para separar as palavras. Anexe o nome da cor inteira entre aspas. As macros do utilitário de cores permitem que você defina cores para um esquema de nomeação de cores específico e converta valores de cores entre esquemas de nomeação de cores. A macro COLORMAC contém várias macros de subcomponentes que podem ser usadas para construir e converter valores de cores para os diferentes esquemas de nomes de cores suportados pelo SAS. A macro HELPCLR fornece informações sobre as macros do subcomponente COLORMAC. A tabela a seguir mostra as informações exibidas no seu registro SAS quando você chama a macro HELPCLR da linha de comando. Substitua tonalidade, saturação, valor com valores numéricos para criar um valor HLS a partir de componentes HSV. A matiz deve ser substituída por qualquer valor de 0 a 360. Saturação e valor (brilho) indicam uma porcentagem a ser incluída no valor da cor HLS. Veja códigos de cores HSV (ou HSB) e códigos de cores HLS para obter mais informações. Inserindo o seguinte código no Editor do programa: Retorna o valor HSV V000FFBF que é vermelho escuro. Substitua vermelho, verde, azul por valores numéricos para criar um valor de cor RGB a partir de componentes de cores RGB. Os valores numéricos que são usados ​​em lugar de vermelho, verde, azul indicam a porcentagem de cada cor a ser incluída no valor de cor RGB. Consulte os Códigos de cores RGB para obter mais informações. Inserindo o seguinte código no Editor do programa: Retorna o valor RGB CXFFFF00 que é amarelo.

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